Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ações

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 17h55 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2024, 18h44 | Acessos: 1933

TROTE SOLIDÁRIO E SUSTENTÁVEL DA UFPA

 

A Universidade Federal do Pará – UFPA, realiza desde 2012 a ação intitulada Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”. O objetivo da ação é incentivar que o novo aluno traga o papel que ele utilizou durante anos de estudos. Podem ser as apostilas, cadernões, rascunhos, agendas e livros defasados sem condições de reuso. A ação incentiva os novos alunos da UFPA a terem práticas sustentáveis no seu dia a dia, tanto no ambiente universitário quanto fora dele.

O trote acontece todos os anos durante a Semana do Calouro da UFPA onde, toneladas de papel é arrecadado e destinado para uma cooperativas de catadores de materiais recicláveis. A iniciativa foi pensada para evitar que toneladas de papel sejam jogadas no lixo comum, evitando assim o agravamento dos problemas ambientais da cidade.

A ação visa também chamar atenção para a importância da Coleta Seletiva da UFPA e consequentemente, ao trabalho realizado pelas cooperativas de catadores de materiais recicláveis no processo de gestão de resíduos. Com isso, espera-se que cada catador tenha, não apenas um aumento na fonte renda, mas a visibilidade por parte desse público, a partir dessa iniciativa, estimular a formação da cidadania nos alunos da UFPA

Até 2016, o trote era uma ação executada apenas no âmbito da Prefeitura, com o apoio vários setores, entre eles o Centro de Eventos Benedito Nunes, Cerimonial da UFPA, Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM) por meio do Portal da UFPA, ADUFPA, SINDITIFES, Empresa Terceirizada de Limpeza entre outros.  

A partir do ano de 2017, ganhou um caráter institucional com o apoio direto da Reitoria e Pró-Reitoria de Planejamento – PROPLAN. Com essa conquista, a Semana do Calouro amplia seu leque de eventos paralelos, inaugurando uma série de ações socioambientais na UFPA. 


1.3 - ETAPAS DO TROTE  (Colocar um esquema)

Etapa 1: Atividades Pré-Trote

1- Realização de Reunião com os voluntários selecionados para as orientações e distribuição de uma Escala de Trabalho no Trote Solidário 2019.

 

Etapa 2: Atividades durante o Trote:

 

EQUIPES: (Trote 2020)

- Orientação Acadêmica: 10 pessoas

- Recebimento do material: 4 pessoas

- Triagem do material: 3 pessoas

- Pesagem do material: 3 pessoas

- Aplicação de questionário: 7 pessoas

- Comunicação/Mídia: 5 pessoas

 

1- Recebimento do material

 

- O material doado pelos calouros deverá ser entregue durante aos voluntários da equipe de recebimento, que estarão a postos para receber o material. Em seguida, o material será pesado e encaminhado para caminhão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA para a triagem do material recebido.

O caminhão ficará localizado no estacionamento, ao lado do CEBN no período de março de 2022, no horário de 09 às 12h.

- Após essa data, o material poderá ser levado ao Espaço de Armazenamento da Coleta Seletiva Solidária, localizado atrás do Ginásio de Esporte ou, diretamente nos Locais de Entrega Voluntária (LEV), distribuídos pela Cidade Universitária.

2- Pesagem do material

O material recebido será entregue para a equipe de pesagem que fará as anotações diárias dos dados;

participação nas orientações acadêmicas nas faculdades, com uma breve explicação da ação e sobre a importância da participação.

 

3- Triagem do material

Após a pesagem, o material será devidamente triado para separação dos materiais que serão entregues às cooperativas e, dos livros que estiverem em boas condições para doação às bibliotecas comunitárias.

Esse material depois de separado, será acondicionado em sacos de 100 litros.

 

4- Aplicações de questionário

A equipe procederá ao preenchimento do formulário com o questionário que visa revelar o perfil socioambiental dos alunos ingressantes bem como, dos demais participantes. Nesta etapa o participante poderá aderir aos trabalhos voluntários da Coordenadoria de Meio Ambiente (CMA). 

 

5- Comunicação e Mídia

A equipe ficará a cargo dos registros fotográficos e da distribuição de material informativo (mosquitinhos) nas orientações acadêmicas e no entorno do ponto de arrecadação.

 

6- Orientação Acadêmica

A equipe participará das Orientações Acadêmicas nas faculdades, informando com uma breve explicação, a importância do Trote Solidário e Sustentável “O Papel do Calouro da UFPA”. Essa atividade acontecerá durante a Semana do Calouro, mediante contato com os Centros Acadêmicos que solicitará a participação da equipe. Também haverá distribuição dos marcadores de livro e/ou mosquitinhos e registros fotográficos.

Etapa 3: ENTREGA AOS CATADORES

- Todo o material arrecadado será destinado às cooperativas de catadores de materiais recicláveis, no último dia do evento, ou de acordo com a agenda de trabalho da cooperativa.

 

Etapa 4: REUNIÃO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO

Entrega de Certificados e brindes aos voluntários

 

Fim do conteúdo da página