Plano de Acessibilidade Física
Nesta seção é divulgado o processo de implementação do Plano de Promoção de Acessibilidade Física constante no PDI -2016-2025 da UFPA.
A Prefeitura da UFPA executou nos últimos anos diversas obras tanto no campus de Belém como nos campi do interior do estado, aumentando consideravelmente a área construída desta IFES. Por outro lado, a infraestrutura da universidade tem sido, recorrentemente, mal avaliada por órgãos reguladores em relação à acessibilidade e à sustentabilidade.
Como ação objetiva, a Diretoria de Espaço Físico (DIESF) tem concebido suas obras implantando mecanismos e equipamentos que tornem acessíveis e sustentáveis os novos prédios construídos, porém há um grande desafio que é a adequação de todos os espaços construídos desde a implantação até o surgimento de decretos que visam à acessibilidade e sustentabilidade.
E em obediência aos Decretos de nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, e nº 6.949, de 25 de agosto de 2009, a UFPA vem implementando várias obras de reformas e adaptações no seu espaço físico, visando à eliminação das barreiras arquitetônicas para tornar os recursos e edificações cada vez mais acessíveis de modo a garantir acessibilidade das pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
A implementação do plano de acessibilidade e sustentabilidade na infraestrutura física dos espaços e prédios antigos é um trabalho gradativo e deve ser executado por etapas, pois requer um levantamento e planejamento de todos os itens que requerem essas ações para, posteriormente, executá-los à medida que se tenha recursos orçamentários e em vista do surgimento das necessidades.
A acessibilidade engloba projetos e execução de serviços como:
1 - Sinalização das rotas acessíveis e secundárias com indicações das direções, obstáculos arquitetônicos e distâncias, por meio de mapa tátil;
2 - Implementação de uma política de conscientização do respeito às vagas de estacionamento;
3 - Expansão do setor saúde, que diante do crescimento da UFPA necessita de área para construção de novos prédios, e conseqüente a urbanização dos espaços;
4 - Identificação de problemas nas instalações dos banheiros, e a devida implementação de reformas e adaptações para que essas se tornarem sustentáveis e acessíveis aos usuários,
5 - Reformas e ampliação de espaços de equipamentos destinados à realização de práticas corporais esportivas.
Em consequência dessas ações, devem ser alocados recursos no orçamento anual da instituição para que sejam executados todos esses projetos a fim de que a Universidade se torne ainda mais acessível e sustentável.
Redes Sociais