Inscrições abertas para Semana do Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi e da CCSS

• Publicado: Domingo, 11 de Junho de 2017, 17h37
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 05h59

Com o objetivo de consolidar o princípio dos 3'R  (Reduzir, Reutilizar, Reciclar) e a separação de materiais recicláveis gerados na fonte geradora (todos os prédios da UFPA), a Prefeitura Multicampi, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, e a Comissão da Coleta Seletiva Solidária realizarão programação alusiva ao dia do Meio Ambiente, comemorado no último 05 de junho. Os eventos ocorrerão nos dias 20, 21 e 22 de junho.

No dia 20 de junho será realizado o Bate Papo Sustentável, intitulado “Vamos falar sobre Coleta Seletiva?”, que objetiva refletir acerca da temática socioambiental e falar da importância de ações sustentáveis que podem ser feitas em casa, no trabalho, na faculdade e que será ministrado pela discente Samara Avelino de França, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA/ITEC).

Já no dia 21 de junho ocorrerá a oficina de confecção de coletores de papel, a partir de caixas de papelão, ministrada pelo servidor e Artista Plástico, Norberto da Silva Marques, do instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).

A programação do dia 22 contará com a realização de duas oficinas. A primeira é destinada a confecção de coletores para a coleta seletiva a partir de reaproveitamento de baldes de margarina, ministrada pelo servidor e Tecnólogo em Gestão Ambiental, José Tavares Guimarães, do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA). Já a segunda oficina possibilitará a confecção de composteira doméstica e será ministrada pela discente Gabriela Abdonda, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental (FAESA/ITEC).

As três oficinas são partes integrantes de dois projetos do Programa de Bolsas de Extensão (Pibex): “O uso da Compostagem como instrumento de Educação Ambiental na Cidade Universitária José da Silveira Netto”, da Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental e “Separar para a Coleta Seletiva Solidária da UFPA: um gesto simples, uma atitude nobre” da CMA/Prefeitura da UFPA.

As oficinas oferecerão atividades preparatórias, tais como exibição de vídeos, discussão em grupo após a mostra do vídeo e de relato de experiências uma catadora de materiais recicláveis. Essas atividades visam contribuir para a reflexão da problemática da geração de resíduos, focando a importância da separação para a coleta seletiva. A proximidade com a realidade dos catadores no seu cotidiano pode provocar uma mudança no “olhar” e no “pensar” dos envolvidos.

Espera-se com esta ação educativa, a ampliação da consciência socioambiental dos participantes do evento e da comunidade universitária em geral, para a responsabilidade de todos com uma UFPA Sustentável nesses 60 Anos de fundação.

As vagas das oficinas são limitadas. As atividades disponibilizarão certificados.

PROGRAMAÇÃO E INSCRIÇÕES:

Bate Papo Sustentável “Vamos falar sobre Coleta Seletiva?”
Dia: 20/06/2017
Hora: 9h às 12h
Ficha de Inscrição
Local: Auditório A do Instituto de Ciências da Educação (ICED)

Oficinas de confecção de coletores a partir de caixas de papelão.
Dia: 21/06/2017
Hora: de 8h às 12h e de 13h às 17h
Local: Sala 3 - Pavilhão B do Básico

Oficina para confecção de Composteira Doméstica.
Dia: 22/06/2017
Hora: Turma 1, das 08:30h as 12:30h e Turma 2, das 14:00h às 17:30h.
Ficha de Inscrição
Local: Laboratório de Resíduos Sólidos, no térreo do LAESA – Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental

Oficina de confecção de coletores da Coleta Seletiva a partir de baldes de margarina.
Dia: 22/06/2017
Hora: de 8h às 12h