Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Histórico

Publicado: Segunda, 22 de Agosto de 2022, 17h46 | Última atualização em Segunda, 22 de Agosto de 2022, 18h00 | Acessos: 2124

BREVE HISTÓRICO

A implantação da Coleta Seletiva era uma antiga preocupação os técnicos da antiga Divisão Ambiental Experimental da Prefeitura em 2003, antes mesmo do advento do Decreto Nº 5.940/2006.

Em 2004, foi dado inicio a um planejamento para a realização de um trabalho junto aos catadores autônomos que adentravam a Cidade Universitária em busca de materiais recicláveis. Para tanto, foram realizadas reuniões com os dirigentes do setor para que houvesse uma melhor compreensão dos objetivos do trabalho.

Em agosto de 2006, aconteceu a primeira reunião, com representantes do Centro Socioeconômico, atual Instituto de Ciências Sociais e Aplicada - ICSA e com a Diretoria de Resíduos Sólidos – DRES, da Secretaria de Saneamento – SESAN, da Prefeitura de Belém (FOTO).

A reunião teve como objetivo, buscar estratégias para solucionar o problema referente aos catadores. A partir daí, foram iniciadas às ações para a implantação da Coleta Seletiva da UFPA, primeiramente com foco no papel e no papelão. O trabalho iniciou com a divulgação nos diversos setores, por meio da coleta, pesagem e armazenamento no depósito provisório, atrás do Ginásio de Esportes, cedido pelo antigo Centro de Educação.

Esse trabalho inicial do papel e papelão ajudou para realizar um levantamento quantitativo e qualitativo dos materiais coletados para sistematizar a operacionalização que se tem hoje.

  • A Campanha do Artur: o início da Sistematização da Coleta Seletiva na UFPA

Enquanto as reuniões aconteciam em vários setores da UFPA, para a organização da entrada dos catadores, surgia uma mobilização externa visando arrecadar papéis para a campanha “Não deixe o Arthur Parar”. A campanha visava conseguir fundos para o tratamento do Artur Braian Goes da Costa, aluno do NPI, portador de Distrofia Muscular de Duchenne (DMD). Essa campanha foi institucionalizada, perdurando por alguns meses até alcançar o total dos recursos para o tratamento.

  • A IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA NA UFPA

Com o Decreto Nº 5.940/2006, de 25 de outubro de 2006, que Institui a separação dos resíduos recicláveis gerados pelos órgãos públicos federais e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis, a Universidade Federal do Pará – UFPA, Campus Belém, iniciou o processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária, com o recebimento na Prefeitura da UFPA, em 23 de janeiro de 2007 com Ofício Circular Interministerial nº 02/GAB/MDS/MCIDADES datado de 29 de dezembro de 2006. A implantação se deu em quatro etapas:

1ª Etapa

Em atendimento ao Art. 5º do referido decreto, foi formada a primeira Comissão da Coleta Seletiva Solidária da UFPA, a partir de uma palestra para a sensibilização chamada Reunião Ampliada (FOTO), ocorrida em 24 de abril de 2007. A reunião contou com a presença de 19 representantes de vários setores da Instituição.

A partir dessa reunião, um grupo de trabalho foi formado dando início a elaboração de um plano de ação para a implantação da Coleta Seletiva Solidária na UFPA, onde as principais metas iniciais, além das atribuições previstas no decreto, seriam planejar as campanhas educativas e a realização do diagnóstico da situação dos resíduos no campus Belém.

Em novembro, a comissão foi formalizada sob a Portaria nº 3411 de 13/11/2007 (ABA COMISSÃO).

2ª Etapa

A segunda etapa se deu com a realização de um diagnóstico por meio da análise quantitativa e qualitativa dos resíduos gerados na Cidade Universitária e, de um planejamento para a instalação dos Locais de Entrega Voluntária (LEV). Nesse sentido, foram levantadas as áreas para instalação bem como as necessidades de adequação da infraestrutura.  O diagnóstico foi importante também para definir o modelo da coleta seletiva a ser realizada e os equipamentos a serem adquiridos.

3ª Etapa

Deu-se com a realização da atividade intitulada “Bate Papo Ambiental” nos meses de abril, maio e junho de 2009 (?). Tinha como objetivo sensibilizar, mobilizar e motivar a comunidade universitária à prática da separação de materiais recicláveis gerados durante as atividades acadêmicas e administravas. Objetivou também informar sobre a importância da destinação desses materiais para as cooperativas de catadores.

A referida atividade contou com a participação de 118 integrantes e envolveu oito unidades, entre elas o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Instituto de Letras e Comunicação (ILC), Instituto de Ciências da Educação (ICED), Instituto de Tecnologia (ITEC),       Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) e Prefeitura           , conforme demonstrado no quadro abaixo.

Neste contexto, também foram realizados seis cursos de capacitação para os colaboradores da empresa terceirizada (serviços de limpeza, asseio e conservação).

4ª Etapa

Aconteceu com a inauguração de toda a infraestrutura necessária para a implantação da Coleta Seletiva Solidária: instalação dos Locais de Entrega Voluntária (LEV), das placas educativas e a aquisição do caminhão. Paralelamente a implantação ocorreu sorteio das cooperativas a serem atendidas pela UFPA, marcando a Semana do Meio Ambiente de 2009.

registrado em:
Fim do conteúdo da página