Comunicado sobre as interrupções no fornecimento de energia

Publicado: Quarta, 20 de Setembro de 2023, 16h56 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 01h10 | Acessos: 1271

A Prefeitura Multicampi da Universidade Federal do Pará informa alguns pontos referentes à frequente falta de energia durante o período da tarde nas últimas duas semanas. Temos enfrentado problemas de oscilação na rede de fornecimento da Equatorial, localizada na entrada da universidade, o que tem ocasionado o acionamento do disjuntor geral da subestação e consequente desligamento do circuito geral. Para restabelecer o fornecimento de energia, tem sido necessário o deslocamento da equipe de manutenção da Universidade.

Já solicitamos à Equatorial uma explicação e medidas para solucionar essa situação. No entanto, devido à demora em obter uma resolução, estamos considerando a possibilidade de reparametrizar os relés de proteção de nossa subestação. Essa medida visa tornar a subestação imune às oscilações transitórias provenientes da rede externa.

Entendemos a importância de um fornecimento estável de energia para o pleno funcionamento das atividades acadêmicas. Portanto, estamos comprometidos em buscar soluções efetivas para minimizar os impactos causados por essas interrupções frequentes.

Ressaltamos que a reparametrização dos relés de proteção requer cuidado técnico especializado. Portanto, a equipe de manutenção junto a equipe técnica de engenheiros eletricistas da Prefeitura Multicampi está conduzindo análises detalhadas antes de realizar qualquer alteração nos referidos relés. Dessa forma, garantiremos a segurança e a eficácia dessa medida corretiva.

Além disso, continuaremos em constante comunicação com a empresa Equatorial, cobrando informações atualizadas e acompanhando as providências adotadas por eles. É fundamental que haja uma parceria colaborativa entre a universidade e a empresa fornecedora de energia para garantir a resolução eficiente desses problemas.

Coordenadoria de Imprensa e Informação - CII
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom