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O 13º Trote Solidário e Sustentável da UFPA foi realizado no período de 11 a 15 de março e, mesmo debaixo de muita chuva, contou com a animação de calouros e veteranos que estiveram determinados a participar da ação e não encontraram obstáculos para levar até o local de arrecadação todo o material que serviu de apoio ao ingresso na universidade.
O objetivo do jogo digital educativo “Sábio: Uma Aventura Ecológica” é despertar o interesse dos estudantes do ensino fundamental para os problemas relacionados ao meio ambiente na Amazônia por isso retrata situações de agressão ambiental observadas no dia a dia. O jogo foi desenvolvido pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante as aulas das disciplinas Ciência Ambiental, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica e também de Introdução à Ciência e Tecnologia, do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Um trote sem violência e muita integração – Além promover reflexões sobre consciência socioambiental e, sobretudo com relação ao consumo consciente, o trote da UFPA tem a característica marcante da não violência e de integração entre os veteranos e calouros, propiciando a criação de vínculos e novas amizades. Vem também estimulando e motivando, a cada ano, uma maior participação e adesão entre servidores e demais integrantes da comunidade universitária, o que coloca a UFPA como importante protagonista na mudança de uma cultura institucional promovendo a mudança de hábitos e atitudes com relação os resíduos gerados individualmente, na instituição, em casa e em qualquer lugar.
A importância das equipes de voluntários – Em 2024, o trote o da UFPA contou com a participação de 36 voluntários, selecionados entre 138 inscritos. Ao fim da atividade,cada um recebeu um formulário de avaliação cujo objetivo é a busca por melhorias e correções de eventuais falhas no planejamento.
Muitas sugestões têm sido incorporadas e críticas acatadas ao longo das edições, entre elas, a criação de um QR Code para acesso ao questionário visando revelar o perfil socioambiental dos novos alunos da UFPA bem como, dos demais participantes e, um novo formato das equipes.
O trote só acontece porque existe um time de veteranos de vários cursos de graduação que participam em diversas frentes de trabalho divididas em cinco equipes: Divulgação e colocação de cartazes nas Unidades Acadêmicas e distribuição de pequenos informativos (“mosquitinhos”) na habilitação dos calouros; Recebimento do Material e Aplicação de Questionário; Registros Fotográficos e Comunicação; Pesagem e Triagem do Material Arrecadado e as Orientações Acadêmicas.
O objetivo do jogo digital educativo “Sábio: Uma Aventura Ecológica” é despertar o interesse dos estudantes do ensino fundamental para os problemas relacionados ao meio ambiente na Amazônia por isso retrata situações de agressão ambiental observadas no dia a dia. O jogo foi desenvolvido pelos alunos do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), durante as aulas das disciplinas Ciência Ambiental, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica e também de Introdução à Ciência e Tecnologia, do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
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