Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Inserção da temática socioambiental em unidades é meta de projeto

  • Publicado: Segunda, 17 de Abril de 2017, 15h16
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 06h00
  • Acessos: 2055

Iniciado em março de 2016, o Projeto de extensão intitulado “Separar para a Coleta Seletiva Solidária: um gesto simples, uma atitude nobre” visa difundir informações acerca da Coleta Seletiva Solidária (CSS) da UFPA, a começar pelas unidades acadêmicas.

O projeto tem um forte componente de inclusão social, uma vez que favorece as cooperativas de catadores de materiais recicláveis, de acordo com o Decreto Federal Nº 5.940/2006. Enfatizará a importância e, consequentemente, a motivação e a sensibilização da comunidade universitária na separação dos materiais recicláveis e na adoção de boas práticas socioambientais.
Coleta seletiva e inserção cidadã – “Historicamente, o lugar ocupado pelos catadores no imaginário social é o de pobre e marginal. Apesar da importante função ecológica por eles desempenhada, o descaso, o preconceito e a violência sempre permearam a relação da população e do poder público em relação a esse seguimento”, na fala da socióloga da UFMG Sonia Maria Dias (2006).

A coleta seletiva, como parte de um sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, vem trazer essa possibilidade de inclusão, além de reduzir os gastos com transporte e manutenção das áreas destinadas à sua disposição final.

Em 2016, cinco unidades aderiram as atividades previstas para aquele ano e participaram delas . Foram: o Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), a Escola de Aplicação (EA), a Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social (CQVRS), setor administrativo que faz parte da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progep), e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA).

Serviço de Orientação Socioambiental – O SOS foi criado para minimizar os problemas apresentados na CSS da UFPA, partindo-se do princípio de que cada unidade, dentro da estrutura organizacional da UFPA, se constitui em uma “célula” dentro de um “organismo”. Parte-se também da ideia de que a Coleta Seletiva Solidária é um bem comum que se constrói com a participação e com o esforço mútuo da coletividade.

“O SOS é uma estratégia de atuação nas unidades acadêmicas que utiliza a Educação Ambiental (EA) como ferramenta para atingir os objetivos propostos e favorecer a inserção de critérios socioambientais nos setores”, esclarece a coordenadora do projeto.

Essas atividades envolveram a direção das unidades, as Coordenadorias de Planejamento Gestão e Avaliação (CPGA) e representantes das associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis que participaram das reuniões de planejamento das atividades e dos relatos de suas experiências durante as apresentações do projeto.
Em 2017, as atividades do projeto de extensão terão o suporte e a participação de discentes do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (ITEC) e de Pedagogia, entre outros cursos.

Conclusão da primeira etapa – O IFCH, o NAEA e a CQVRS cumpriram a primeira etapa do projeto com a realização de um evento para apresentar o projeto na unidade, o qual foi planejado e executado com a colaboração dos dirigentes das unidades e da CPGA.

Segundo ano do projeto – O projeto chega ao seu segundo ano, com boas perspectivas de continuidade uma vez que parte das unidades pesquisadas, já começou a realizar algumas iniciativas sustentáveis, como por exemplo, a redução do papel como é o caso do uso de agenda eletrônica na direção do ICB, a instalação de coletores seletivos para os materiais recicláveis na Escola de Aplicação da UFPA, o reaproveitamento de caixas de papelão na confecção de coletores para as salas no IFCH, a introdução da temática socioambiental na programação da Semana do Servidor e na formação de uma comissão para a inserção de critérios socioambientas no NAEA.

A pesquisa constatou, também, que 53,33% dos dirigentes entrevistados já fazem a separação dos materiais recicláveis para os catadores e têm interesse em implantar a Coleta Seletiva Solidária na sua unidade. A pesquisa revela, também, que ainda falta informação sobre a coleta seletiva solidária (CSS) realizada dentro da Universidade, uma vez que foi observado que existem muitas dúvidas, como: para onde vai o material recolhido? Existe alguma orientação para o pessoal da limpeza quanto à separação dos materiais recicláveis? Entre outros.

Para 2017, o projeto segue retomando as atividades para identificar as principais características inerentes às unidades acadêmicas que aderirem ao SOS, pontuando as iniciativas socioambientais já desenvolvidas, bem como a identificação dos servidores “elos” que facilitarão o processo de implantação da Coleta Seletiva Solidária.
Participação - Diretores, coordenadores de setores das unidades ou outros servidores interessados estão convidados a participar. Para isso, deverão preencher o formulário ou indicar quem será o elo entre a unidade e a equipe responsável pelo serviço e encaminhar para o e-mail ambiental@ufpa.br

O projeto prevê, também, a criação de uma rede de articulação intra e interunidades, por meio das Coordenadorias de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), objetivando ações conjuntas com a direção das unidades, por exemplo, para a elaboração dos procedimentos para a adoção de critérios socioambientais e possam fazer parte do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), como importante instrumento de gestão para regular a participação e o comprometimento efetivo dos gestores e da comunidade nas unidades acadêmicas.

Este projeto deve ser contínuo e poderá contribuir para a construção de uma cultura de separação dos materiais recicláveis na Instituição. As ações socioambientais propostas visam atender a necessidade urgente de consolidação de práticas sustentáveis no âmbito da UFPA. Vão ao encontro do que estabelece o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS), do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). Além disso, busca alcançar o que preconiza a Educação Ambiental (AE) e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS).

A coordenadora do projeto informa que as dez primeiras pessoas a enviarem os formulários, até 31 de abril, receberão uma publicação elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, intitulada Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P (4ª edição de 2007).

Serviço:
Outras informações: Coordenadoria de Meio Ambiente – telefone: 3201 7370 / e-mail: ambiental@ufpa.br.

Texto e arte: Divulgação / Projeto

registrado em:
Fim do conteúdo da página