Professores da UFPA organizam Seminário de Energia Renovável e Eficiência Energética

• Publicado: Domingo, 02 de Julho de 2017, 02h05
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 05h58

Com o propósito de apresentar alternativas que refletem na redução do consumo de energia elétrica à comunidade acadêmica e ao público, nesta sexta-feira, 30 de junho, das 8h às 12h, no auditório do Centro de Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), ocorre o Seminário de Energia Renovável, Eficiência Energética e Mercado Livre. O evento está sob a responsabilidade dos professores Mauro Veloso e Maria Emília Tostes.

Objetivo – De acordo com Mauro Veloso, o seminário aborda a migração do consumidor cativo para o mercado livre de consumidores, de uma forma geral, e de instituições públicas de ensino, em especial. “O evento tem o objetivo de discutir e informar a comunidade acadêmica e profissional a cerca das pesquisas realizadas pelos grupos de pesquisa na UFPA em Eficiência e Qualidade de Energia, em Energia Renovável e a forma de suprimento de energia por meio do mercado livre”, afirma.

Energia evento 2017Programação – A professora Maria Emília explica que a programação conta com seminários que buscam englobar a temática mercado livre; eficiência energética e energia renovável, com relatos de diversos palestrantes, como o prefeito da Unicamp, o pesquisador doutor Cláudio Conde (diretor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia); experiência do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) e do CEAMAZON - Centro de Excelência em Eficiência Energética da UFPA, vinculados à Faculdade de Engenharia Elétrica da UFPA e e da Pró-reitoria de Administração (Proad).

“Teremos um seminário referente ao mercado livre de energia, esclarecendo a regulação, a liberdade de escolha do fornecedor do suprimento de energia por meio de contratos regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e garantidos pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Será apresentado, também, o sistema que está em desenvolvimento para gerenciamento do consumo visando a qualidade e a eficientização do consumo de energia”, complementa a professora.

Tema – “Envolve o suprimento de energia elétrica, que encampa a qualidade da energia fornecida, a eficientização do consumo, as formas de suprimento que podem ser adquiridas no mercado livre de energia ou por fontes alternativas, ou ambos. Tudo visando a sustentabilidade que tem impacto no meio ambiente, e a redução das despesas energéticas”, diz o professor Mauro.

Público-alvo, inscrições e expectativas– O evento é voltado a profissionais e acadêmicos da área de engenharia elétrica, planejamento energético e de áreas afins. Alunos de graduação e de pós-graduação em engenharia elétrica, engenharia mecânica e áreas afins. As inscrições podem ser realizadas na Secretaria do Ceamazon. “Espera-se um bom público e um clima produtivo de discussão a cerca dos temas, os quais são atuais e despertam grande interesse”, declara a professora.

Texto: Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Imagem: Divulgação