Nova administração da Prefeitura da UFPA planeja ações para o mandato

• Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2017, 13h36
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 06h01

A prefeitura da UFPA é a unidade responsável pelo planejamento, operação, controle e manutenção da infraestrutura e do espaço físico da Universidade.

Por meio de suas ações operacionais, a prefeitura busca proporcionar melhorias aos ambientes de ensino, pesquisa e extensão, realizando parcerias com as demais unidades acadêmicas.

Algumas das competências da Prefeitura da UFPA são atividades de manutenção predial e da infraestrutura, segurança, paisagismo, tráfego, energia e limpeza, operando em expansão, com segurança e respeito ao meio ambiente. A unidade é dividida em três diretorias: Diretoria de Infraestrutura (Dinfra), Diretoria de Segurança Comunitária e Patrimonial (Diseg), Diretoria de Espaço Físico (Diesf).

O prefeito da UFPA, professor Eliomar Azevedo do Carmo, destaca que os desafios aos quais a prefeitura está submetida são de enorme diversidade e magnitude e afirma que encontrou na prefeitura um quadro de pessoal que, “embora apresente deficiências de algumas ordens, é repleto de pessoas capacitadas e determinadas a se doarem em prol de constantes avanços para a nossa instituição.”

O novo prefeito, que foi coordenador do Campus de Abaetetuba, por cerca de seis anos, enfatiza que na conjuntura atual a UFPA Multicampi, precisa hierarquizar seus problemas e focar na solução dos mesmos, de acordo com um cronograma factível, uma vez que é impossível atender todas as demandas ao mesmo tempo. “A não priorização, pode levar à pulverização dos recursos sem que se alcance a solução definitiva de nenhum problema”, afirma o prefeito.

Eliomar Azevedo destaca que nesta perspectiva, a prefeitura vai focar inicialmente na melhoria da eficiência e eficácia dos contratos de natureza continuada (limpeza, vigilância, motoristas etc.), implantar melhorias na concepção e fluxo dos contratos de manutenção (predial, refrigeração, hidrosanitário, manutenção elétrica, telefonia etc), bem como minimizar a descontinuidade desses contratos. Outro ponto a ser priorizado pela prefeitura, segundo o prefeito, é o término das obras inconclusas.

Infraestrutura – A Diretoria de Infraestrutura (Dinfra) é responsável pela manutenção elétrica da Universidade, pelo saneamento, telefonia, vias de trânsito e passeios, equipamentos eletromecânicos de refrigeração e climatização, além de coordenar a liberação e circulação dos veículos oficiais da UFPA, entre outras funções.

Ela se divide em três coordenadorias: a de Logística; Serviços Urbanos, que atua na limpeza e conservação das áreas internas e externas da cidade universitária e na coleta e transporte de resíduos comuns (exceto o radioativo); e de Meio Ambiente, que atualmente tem foco na coleta seletiva, mas busca ampliar as ações.

O diretor Adnilson Silva afirma que a prioridade da administração agora é otimizar os contratos com as empresas terceirizadas vinculadas à Dinfra, para que elas possam funcionar sem intercorrências. Além disso, o diretor reitera que um dos objetivos da diretoria é tornar a manutenção uma ação preventiva e não mais corretiva, considerando a disponibilidade de orçamento.

Espaço Físico – A Diretoria de Espaço Físico (Diesf) coordena a manutenção das edificações das faculdades e institutos, atuando também na construção de novos prédios e na elaboração de projetos que se destinam a arrecadar fundos para essas construções.

A Diesf está buscando se reestruturar em quatro coordenadorias, que seriam: coordenadoria de Arquitetura, coordenadoria de Engenharia, coordenadoria de Manutenção e coordenadoria de Avaliação. Os trabalhos desenvolvidos pela diretoria surgem de demandas da comunidade acadêmica. Os projetos iniciais são elaborados pela Diesf e encaminhados à avaliação superior e, se aprovados, seguem para a licitação. Após essa etapa, a diretoria realiza a fiscalização das obras.

O diretor da Diesf, professor Luís Veloso, ressalta que são inúmeras as necessidades para os campi. “Nós fazemos reuniões semanais com o prefeito para definir quais são as prioridades, porque são muitas demandas. Mas a que estamos focando agora é na elaboração dos projetos de infraestrutura do novo campus de Ananindeua”, conta.

Segurança – A Diretoria de Segurança Comunitária e Patrimonial (Diseg) existe como diretoria há 12 anos, antes era uma seção. Sua função é elaborar um plano de segurança para a Instituição e para isso, ela conta com três coordenadorias. A Coordenadoria de Controle fiscaliza os vendedores ambulantes e cantinas dos campi; a de Vigilância organiza a ação de segurança da empresa contratada, dos porteiros e fiscaliza o monitoramento de câmeras; e a de Inteligência faz o levantamento de furtos, danos ao patrimônio e problemas no trânsito.

Segundo Rubem Andrade, diretor da Unidade, as principais metas para a nova gestão são capacitar os vigilantes, melhorar a qualidade dos serviços e investir no monitoramento.

Texto: Ana Paula Castro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes