Vigilantes do Campus são orientados pelo Projeto Victório sobre cuidados com animais

• Publicado: Quinta, 20 de Abril de 2017, 14h43
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 06h01

A Universidade Federal do Pará é lar para mais de 200 animais, entre cães e gatos. Por isso, para controlá-los e protegê-los, o Projeto Victório reuniu-se com os vigilantes da UFPA, nesta quarta-feira, 19.

A reunião, ocorrida no Auditório do Setor Básico II, abordou como os funcionários podem ajudar a controlar a entrada de outros animais na Instituição. Para dar continuidade ao assunto, o projeto, coordenado pelo professor doutor Leônidas Olegário, realizará outro encontro nesta quinta, 20.

Programação – Durante o encontro, o Projeto Victório foi apresentado pelas servidoras da Prefeitura Multicampi, Jaqueline Sarmento e Ana Lídia Maracahipe e, também, pelo professor Leônidas, que fez uma abordagem geral do funcionamento. Em seguida, a presidente da Comissão de Saúde Pública do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV-PA), doutora Antonieta Martorano, falou sobre os perigos à saúde que os animais errantes podem trazer. O modo como os cães devem ser cuidados foi abordado na palestra “Bem-estar animal e guarda responsável”, ministrada pela doutora Liliane Carneiro - presidente da Comissão de Ética Bioética e Bem-Estar Animal do CRMV-PA. Além disso, o evento também debateu com o público, que perguntou sobre o treinamento para ajudar no projeto. A programação do segundo dia é semelhante à realizada nesta quarta-feira, pois será voltado para uma turma diferente.

Vigilantes em treinamento - O público presente, composto por servidores da UFPA e de empresas prestadoras de serviço à Instituição, foi participativo e concordou sobre a importância do projeto. “É um projeto bom, porque o espaço aqui é muito grande, é uma universidade federal, então, este projeto aí vem para solucionar alguns problemas que estão ocorrendo para todos”, disse o segurança da UFPA Luis Pinheiro.

Luis também ressaltou a responsabilidade de cuidar dos cachorros da UFPA. ”Acontecem algumas situações que a gente tenta resolver, por exemplo, os cachorros sofrem maus-tratos pelos visitantes e, às vezes, algumas pessoas que vêm querer deixar animais aqui dentro. É como foi falado na palestra, a partir do momento em que eles entram aqui, na Federal, a gente é responsável por eles.” O professor Leônidas concorda: “A participação da segurança é fundamental porque eles evitarão a entrada de outros animais para este ambiente.”

Importância - De acordo com o coordenador, a importância do projeto está além da proteção e cuidado com os animais. Para ele, o projeto é um grande avanço para a UFPA: “Nós ficamos um passo à frente de várias universidades do Brasil quando o reitor se dispõe a trazer uma equipe para fazer o controle desses animais, de forma regular e saudável, tanto para nós, seres humanos, quanto para eles. Então, vamos tratá-los com medicamento, castrá-los - com equipe de médicos veterinários. Tudo em condições adequadas, vão ser bem alimentados e, a partir daí, vamos oferecê-los para adoção.”

Objetivos - Visando além do cuidado com os animais, o Projeto Victório busca a conscientização de quem frequenta o campus. “Nós faremos, junto ao CRMV, pela Comissão de ética, bioética e bem-estar animal, palestras e panfletos, em meio a seminários ou congressos, que venham a ocorrer no campus. E vamos tentar disseminar, ao máximo, a questão da guarda responsável e o bem-estar dos animais”, conta o professor Leônidas.

Parcerias - O Projeto Victório, criado pela Administração Superior da UFPA, conta com diversas parcerias. Entre elas, o CRMV-PA, a Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o “Projeto Peludinhos da UFPA” . A colaboração com o Peludinhos existe desde o início do Projeto Victório e continua hoje (leia mais aqui). “Como disse a Suely, criadora do Projeto Peludinhos, existem muitos animais, aqui dentro que eles cuidam, mas não há condições de tratar de outros animais. E nós vamos tentar cuidar, por meio do projeto Victório, para que se agilize o processo de adoção que o Projeto Peludinhos vem fazendo hoje”, explica o professor Leônidas.

Próximo Passo - Para o professor, o primeiro passo para a concretização do Projeto Victório foi dado, agora, “o próximo passo é a inauguração do espaço de vivência. Assim o Magnífico Reitor fará a apresentação do projeto à sociedade e, aí sim, nós vamos trabalhar efetivamente no controle dos animais”. O espaço será construído próximo ao Horto Botânico, atrás do Arquivo Central do Campus Guamá.

Ajudando os “peludinhos” - Os estudantes da UFPA também podem ajudar no projeto. “Aderindo a essa causa, eles servirão de base para que haja informação para a sociedade sobre o que a Universidade vem fazendo. Com a ajuda dos servidores e dos discentes, todos unidos teremos condições de ter resultados com sucesso mais rápido”, afirma o coordenador.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes e Arquivo/Ascom