UFPA implanta novo modelo de gestão de segurança no Campus Guamá

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 15h42
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 05h57

O Campus Universitário do Guamá está com um novo modelo de gestão de segurança, que passa a funcionar com o auxílio de equipes de vigilância motorizadas 24 horas.

Em reunião realizada nesta sexta-feira, dia 10 de fevereiro, no auditório do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a Diretoria de Segurança da Universidade Federal do Pará (DISEG/UFPA) apresentou, oficialmente, a empresa contratada para realizar as ações que vão desempenhar juntamente com o monitoramento, a fiscalização e a vigilância em todo o campus.

O novo modelo começou a ser implantado no final de janeiro deste ano e consiste em rondas constantes realizadas por vigilantes motorizados, com intervalos de 15 minutos. São cinco motos que circulam em todas as áreas, além dos 48 postos implantados na Cidade Universitária e Prédios Externos da UFPA. As rondas ocorrem desde a entrada da Universidade (primeiro portão), na rua Augusto Corrêa, até o Laboratório de Ciências Ambientais, na avenida Perimetral, cobrindo as áreas do Campus Setorial Básico, Profissional, Saúde e Campus 3 (Setor Esportivo).

“Antes, era a figura apenas dos vigilantes, mas estes não conseguiam cobrir o espaço físico da Universidade, que é muito extenso. Já a segurança motorizada facilitou muito nosso trabalho, porque tem uma cobertura mais rápida e mais abrangente em toda a área da Universidade”, explica o diretor da Diretoria de Segurança (DISEG/UFPA), Rubem Andrade.

O controle de acesso à UFPA é realizado em conjunto por uma equipe de vigilantes da parte operacional, pelos porteiros e pelo monitoramento de câmeras instaladas na Universidade. “Esse tripé acaba reduzindo, sensivelmente, as ocorrências aqui no campus. A UFPA é monitorada 24h, todos os dias”, frisou Rubens Andrade.
De acordo com o diretor da Diseg, ao detectar qualquer anormalidade dentro do campus, o vigilante em ronda aciona imediatamente a Central de Segurança da UFPA e o monitoramento, via rádio, inibindo a ação de meliantes dentro do campus.

“Pessoas que  pulam o muro da Universidade para cometer furtos no campus foram impedidas em virtude de uma fiscalização mais abrangente e de uma ação mais rápida do Setor de Segurança da UFPA.”

Além das equipes de vigilantes da empresa terceirizada, Rubem Andrade  ressalta que a Central de Segurança da UFPA conta com o apoio das polícias civil e militar. Segundo ele, uma das ações realizadas em parceria com os órgãos de Segurança do Estado é de combate ao tráfico de drogas dentro do campus.

Segurança em dias de festa no Vadião - Outra preocupação da Diseg é em relação às festas promovidas no Complexo Cultural Vadião, as quais estão temporariamente suspensas. De acordo com Rubem Andrade, houve um aumento no registro de brigas, assaltos, agressões e roubos no Vadião e em áreas adjacentes.

A discussão sobre as ações durante o período de festas será feita por uma comissão formada por um discente; o diretor de Vigilância da UFPA, Rubem Andrade; o prefeito Multicampi, Eliomar Azevedo; e o pró-reitor de Extensão, professor Nelson de Souza Junior. “Devemos reunir e discutir uma proposta de regulamentação para o uso do espaço em condições de segurança. Depois, essa proposta será apresentada ao Conselho Superior Universitário para aprovação”, disse.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos