Alunos da UFPA assistem a aulas no “Mirante do Rio”

• Publicado: Segunda, 27 de Março de 2017, 15h40
  • Última atualização em Sábado, 12 de Agosto de 2017, 05h56
FACOM

O Mirante do Rio é o mais novo espaço de ensino da Universidade Federal do Pará (UFPA). Localizado na orla do Guamá, o prédio recebe, a partir desta quarta-feira, 8 de fevereiro, os alunos de graduação lotados nos pavilhões do Campus Básico.

As primeiras turmas que assistirão às aulas no novo espaço são dos cursos de Filosofia, História, Física e Língua Portuguesa.

Na manhã desta quarta-feira, 8, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) apresentou o projeto de utilização do Espaço de Ensino e detalhou o processo de implantação da nova estrutura física que pode abrigar mais de 2,5 mil estudantes, simultaneamente.

Filosofia, História, Física e Língua Portuguesa - Embora inaugurado em maio de 2016, a atual Administração Superior da UFPA aguardava o repasse de recursos para a compra e a instalação de equipamentos multimídia e de refrigeração nas salas, além de mesas e cadeiras para os estudantes.

Para colocá-lo em operação, era necessário fazer alguns ajustes de estrutura, equipá-lo com uma série de itens e elaborar um modelo de gestão. Essas etapas foram cumpridas com um esforço conjunto da Proeg, Proad, Oficina de Criação e Prefeitura Multicampi. Portanto, hoje, estamos fazendo a entrega à comunidade acadêmica para uso desse novo espaço de ensino”, explicou o reitor Emmanuel Tourinho.

64 novas salas de aula - O novo Espaço de Ensino possui 64 salas de aula com capacidade para atender de 40 a 60 alunos, de forma que podem estudar no local mais de 2,5 mil alunos, simultaneamente. O andar térreo é administrativo e possui ampla sala de professores, banheiros e uma lanchonete (ainda em processo de licitação), além das instalações da gerência, da vigilância e do monitoramento. Os demais quatro andares possuem, cada um, 16 salas de aula. O prédio também conta com nove elevadores, rede wi-fi e está completamente mobiliado e climatizado.

De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, inicialmente, a liberação de uso do prédio será para um pequeno número de cursos, por um período de uma semana, para que sejam identificados possíveis ajustes. “Após esse levantamento que será feito junto aos alunos e professores sobre a utilização do espaço, faremos as correções necessárias e, em seguida, liberamos para os demais estudantes do Campus Básico”, frisou.

Identidade Visual – O rio Guamá foi o ponto de referência para a criação da identidade visual do novo Espaço de Ensino. O trabalho é da Oficina de Criação da Faculdade de Comunicação da UFPA. Da contemplação de uma das mais belas paisagens do campus, foram retirados elementos que representam o cotidiano do rio, como as embarcações, a água, a fauna e a flora da região. Esses elementos estão representados em cada andar do prédio, a partir de texturas tanto nas placas de identificação das salas, como nas paredes.

Destino dos pavilhões - A UFPA ainda avalia qual será o destino das salas que serão desocupadas, mas já há alguns projetos para o uso desses espaços de maneira a beneficiar toda a comunidade acadêmica.
“Dois blocos devem abrigar as sedes dos Centros Acadêmicos, outros devem ser usados pela Superintendência de Assistência Estudantil para atendimento aos alunos e também para as associações de alunos indígenas, alunos quilombolas e alunos estrangeiros. Um dos blocos será reformado para receber o Memorial César Leite”, conta o pró-reitor de Ensino de Graduação.

Texto: Ericka Pinto e Glauce Monteiro – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes