Aplicativo monitora a rota do ônibus circular pela Universidade

Publicado: Domingo, 31 de Dezembro de 2017, 19h23 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 18h43 | Acessos: 3768

Com objetivo de facilitar a rotina dos usuários que dependem do ônibus circular para se locomover pela Universidade, o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (LASSE) da UFPA lançou, recentemente, um aplicativo de rastreamento do coletivo, o “Circular UFPA”. A ferramenta já se encontra disponível para download, fortalecendo ainda mais a interatividade dentro do Campus.

A iniciativa surgiu após verificar a necessidade dos usuários em saber o tempo certo de chegada do circular nas paradas ao longo do Campus, afim de evitar longas esperas e atrasos por parte dos usuários. Para o rastreamento, foram desenvolvidos no LASSE, localizadores que, acoplados aos ônibus, utilizam tecnologia 2G para enviar as informações de localização aos servidores, sendo possível visualizar o posicionamento dos ônibus pelo Campus em tempo real por meio do aplicativo.

De acordo com Ingrid Nascimento, mestranda de Engenharia Elétrica sob orientação do professor Aldebaro Klautau Jr., do LASSE, esse projeto teve início há cerca de um ano e foi realizado desde as bases pelos voluntários do Programa Especial de Treinamento Inclusivo do LASSE –PETi. “Além do desenvolvimento do aplicativo, os dados dos rastreadores são públicos, sendo possível que outras iniciativas sejam criadas para melhorar o cotidiano da Universidade, sendo apenas requerido o atendimento aos termos de uso dos dados”, destaca.

Os desenvolvedores deste projeto, os alunos Felipe Bastos, Izídio Carvalho, Camila Novaes, Lucas Borges e Paulo Alberto Nogueira, são alunos de graduação do curso de Engenharia da Computação da UFPA, os quais são os responsáveis pela criação do aplicativo e dos dispositivos de rastreamento dos ônibus.

Funcionalidades - O aplicativo está disponível pela Google Play Store para dispositivos que usam o sistema operacional Android. Após feita a instalação, é necessário que o dispositivo celular esteja conectado à internet para receber as atualizações do posicionamento dos ônibus, além de habilitada a função "Localização Circular" para visualizar a locomoção dos ônibus entre as paradas do Campus.

Dentre as atualizações pretendidas, é prevista a adição de funcionalidades que indiquem o tempo estimado entre as viagens e a quantidade de usuários que estão utilizando o transporte no momento da consulta pelo aplicativo.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA