Campus de Breves ganha Casa de Estudantes Universitários

• Publicado: Sábado, 04 de Novembro de 2017, 14h57
  • Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 20h40

O Campus de Breves da região do Marajó da Universidade Federal do Pará conta, agora, com uma confortável casa para abrigar os estudantes que não possuem condições de arcar com despesas de moradia na cidade. A Casa de Estudantes Universitários (CEUS) do campus foi inaugurada no dia 23 de outubro de 2017, pelo reitor Emmanuel Tourinho, em conjunto com o vice-reitor Gilmar Pereira, com o superintendente de Assistência Estudantil, José Maia Bezerra Neto; e com o coordenador do Campus de Breves, professor Ronaldo de Oliveira.

Instalações- Situada nas dependências do campus, a casa dispõe de banheiros adaptados para estudantes com deficiência, quartos refrigerados, copa, áreas de recreação e lavanderia. O espaço será equipado com computadores, impressoras e acesso à internet para que os alunos possam produzir trabalhos acadêmicos. A Casa Estudantil de Breves tem capacidade para receber até 30 alunos.

Compromisso- Durante a inauguração, o reitor Emmanuel Tourinho afirmou que a entrega da Casa Estudantil é um passo importante no propósito institucional de oferecer melhores condições de permanência aos estudantes em situação de vulnerabilidade, para que possam concluir seus cursos. “Esta casa é uma conquista dos estudantes e dos gestores que se importam com o papel da Universidade na promoção da inclusão, por isso é uma alegria estarmos aqui fazendo esta inauguração.”

Auxílio Moradia - Além da Casa Estudantil de Breves, a Universidade Federal do Pará conta com moradias estudantis em funcionamento nos campi de Belém e Castanhal. Em Altamira, a casa encontra-se em reforma para oferecer maior comodidade aos alunos. Todos os estudantes que moram em residências estudantis recebem um Auxílio Moradia para custear despesas com alimentação e transporte.

Acolhimento - Segundo o superintendente de Assistência Estudantil, José Maia Bezerra Neto, a Casa de Breves faz parte de uma política de moradia estudantil da Universidade Federal do Pará. “Este campus recebe alunos dos municípios de Bagre, São Sebastião da Boa Vista, Melgaço, Curralinho e Portel. Quando chegam aqui para estudar, precisam de acolhimento e boas instalações para terem a tranquilidade de concluir a graduação. Nosso esforço é para que todo aluno, independente do lugar de origem, possa ter condições iguais para se formar”, afirma o superintendente.

O primeiro edital de seleção para a Casa Estudantil de Breves deverá ser publicado no início do ano de 2018. Estudantes homens e mulheres poderão se inscrever.

Acesse SAEst/UFPA.

Texto e fotos: Ana Lúcia Oliveira – Assessoria de Comunicação SAEst/UFPA