Programa de Integridade Pública capacita servidores da UFPA

• Publicado: Sábado, 02 de Setembro de 2017, 19h18
  • Última atualização em Segunda, 02 de Abril de 2018, 20h40

O Ministério da Transparência, Fiscalização e a Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou a Oficina sobre o Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), nos dias 21 e 22 de agosto, na Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento (Capacit). Composta por debates, atividades teóricas e práticas, a oficina teve como objetivo capacitar os servidores que atuarão na implementação e elaboração do programa na Universidade. A abertura do evento contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

O Profip é um conjunto de mecanismos e procedimentos de prevenção, detecção e remediação de fraudes, irregularidades e desvios de conduta. A adoção do programa contribui para o aumento da transparência e a adequada prestação de serviços à sociedade. Para os representantes da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção, da Controladoria-Geral da União, que conduziram a oficina do Profip, os auditores Nathalia Coelho e Edward Borba, a presença do reitor foi importante para que as equipes se sintam motivadas e seguras para avançar em seu programa de integridade.

A oficina contou, também, com a participação de representantes de diversos setores da Universidade: Pró-Reitoria de Planejamento, Auditoria Interna, Pró-Reitoria de Gestão em Pessoas, Pró-Reitoria de Administração, Comissão de Ética, Ouvidoria, Comissão Permanente de Processo Disciplinar, Prefeitura multicampi, Sistema de Informação ao Cidadão (SIC) e a Comissão de Apuração de Irregularidades de Empresas. Também participaram, a convite da UFPA, representantes da Universidade Federal Rural do Amazônia (UFRA), do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) e da Auditoria Geral do Estado do Pará.

Com a realização desta oficina, todos os servidores que estiveram presentes tornaram-se aptos para identificar possíveis riscos de integridade no seus respectivos setores de atuação, além de poderem atuar na elaboração do Plano de Integridade e como difusores do tema.

Próximos passos - Para dar prosseguimento às ações de implentação do Profip, no próximo dia 06 de setembro, será realizada uma nova reunião com os representantes dos setores participantes. Este encontro tem como objetivo sugerir ao Reitor da UFPA a criação de um Grupo de Trabalho que ficará responsável pela elaboração do Plano de Integridade e indicar qual será a instância responsável em coordenar o Programa de Integridade da UFPA.

Texto: Maissa Trajano - Assessoria de Comunicação da UFPA